1.23.2006

E sobre as Presidenciais 2006 ...



Cavaco Silva é o novo Presidente da República.
Sobre isto também me apetece tecer algumas considerações:

- A derrota da Esquerda resume-se no falhanço previsível da campanha eleitoral de Mário Soares; Apesar de todo o respeito que me merece, o histórico do PS não poderia ter sido a escolha de José Sócrates;

- As Presidenciais 2006 foram a prova cabal de que o pluralismo democrático só existe na Esquerda; A Direita, mesmo que discordante - (lembro-me do desconforto que causou o apoio oficial nas hostes aladas do CDS) - une-se, ainda que oficiosamente muitos estivessem a torcer o nariz;

- A tão propalada vitória do primeiro Presidente da República da área do centro-direita resume-se numa outra evidência - não existiu alternativa à Direita!

- O primeiro-ministro José Sócrates tem mau perder; Foi desrespeitoso o facto de ter iniciado o seu discurso segundos depois de Manuel Alegre ter começado a conferência de imprensa; Sócrates dá sinais de 'puto' que amua quando confrontado e isso já começa a provocar alguma urticária;

- Só por escassas décimas Manuel Alegre não conseguiu levar Cavaco à segunda volta. O 'movimento cívico' gerado pela sua candidatura provou que os portugueses não são assim tão modestos quando se trata de escolher o seu representante. A renovação política é isto mesmo e Alegre cumpriu o seu dever.

- Gostei de ver o líder dos democratas-cristãos, Ribeiro e Castro, todo solicito à espera do cumprimento de Cavaco Silva, a tremelicar de regozijo, e entregar a garrafinha prometida da melhor casta de Ponte de Lima (o que virá a seguir? Um anti-olheiras made in France para o novo Presidente?);

- A votação em Jerónimo de Sousa vem provar que, no que respeita à tentativa de captar eleitorado partidário à esquerda, o Bloco de Esquerda e o seu candidato Francisco Louçã ficam demasiados aturdidos com a vontade de voar mais alto do que, para já, permitem as suas 'asas'!

- Quanto a Garcia Pereira, apoiado pelo PCTP/MRPP, apeteceu-me mudar para o Canal 2 para não ouvir tanto paleio reaccionário.

** O Santana Lopes prometeu «andar por aí» e, de facto, apareceu ** Está em todas! Viram?

Resta-me puxar os galões da Democracia representativa e apenas dizer que Cavaco Silva vai ser o 'meu' Presidente e de todos os portugueses... mas EU não o escolhi nem os 2.681.353 eleitores!

Foto: Expresso

2 Comments:

Blogger brunobd said...

Eu também faço parte desse número ;)

Concordo contigo sobre o mau perder de Sócrates. Foi tão evidente que nem me parece possível disfarçar...

Quanto a Alegre, se ele fosse o candidato oficial do PS teria também sofrido com isso. Estas eleições estavam no papo do ACS. Eu, e muitos como eu, é que não queríamos aceitar isso...

1:39 AM  
Blogger SIPO said...

... era evidente a vitória de Cavaco, só não consigo perceber porque até Sócrates não percebeu isso!
Se a escolha fosse em Manuel Alegre não dúvido que iríamos à segunda volta; a estratégia para as presidenciais foi mal delineada, mal conduzida pelo secretário-geral do PS, poderia ter havido um candidato comum entre, por ex., PS e PCP, por que não?
Ontem dei por mim a pensar se de facto não interessaria ao primeiro-ministro governar com Cavaco Silva! Acho que Belém e São Bento vão estar mais próximos do que esperamos! É ver para crer!

11:20 AM  

Post a Comment

<< Home