3.08.2006

Dia Internacional...

Antes de mais tenho a informar que sou Mulher!

Desde que descobri que existe o dia Internacional do Rato de Laboratório fiquei ainda com mais aversão a estas efemérides. Sim eu sei porque existe este Dia, porque se comemora a 8 de Março e porque morreram aquelas mulheres operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque em 1857...

Mas sinceramente não me aquece, nem arrefece ter um dia dedicado à Mulher.
Sim sou uma entre muitas que também senti na pele a tal discriminação sexual: a conduzir, em conversas paralelas, na vida profissional ... aí começou logo nos intermináveis estágios. Luto, às vezes até inconscientemente, pela igualdade de direitos. E vou continuar. Mas não preciso de um Dia para me lembrar que sou mulher, e para os Homens sentirem 'compaixão' ou algum tipo de sentimento comiseração pela nossa 'triste' sina de mulheres vítimas da sociedade machista!
A igualdade começa nisto: Vamos criar um Dia Internacional do Homem, também é discriminado, também é tantas vezes vítima do recalcamento feminino... ou não? (nos casos judiciais para a custódia dos filhos não é a mulher que tem sempre 'mais direitos' na educação dos filhos? Não acham isto tremendamente injusto?). Honestamente digam-me: não somos nós que tantas vezes alimentamos e usamos esta discriminação?

Desde miúdas somos habituadas a este papel ou condição feminina, como queiram - Brincar com barbies, nenucos, cozinhas, ferros de engomar e afins. Aprendemos logo a sermos submissas, dóceis, compreensivas e a ter espírito de sacrifício. Com os meus 7 ou 8 anos já ouvi bocas do género «isso é brincadeira de rapaz, porta-te como uma menina crescidinha».
Pois era uma chatice ver uma miúda com os joelhos numa miséria porque também gostava de escalar muros, andar de bicicleta e sacar uns cavalos, dar uns valentes tombos, pregar partidas.

Infelizmente hoje continuo a tentar resistir a alguns preconceitos sexuais e é isso que devemos fazer. Recebo hoje os parabéns das minhas colegas e amigas por ser o Dia Internacional da Mulher, respeito isso. Mas eu sou Mulher todos os dias!

3 Comments:

Blogger amendonza said...

Sempre senti que há um homem dentro de ti... Mas não me chamem gay... please! Mulheres há muitas, mas como tu são raras. Minha ave rara... Viva o dia do gato que comeu o rato e depois ainda ensinou a gaivota a voar...

6:19 PM  
Blogger B. said...

"Antes de mais tenho a informar que sou Mulher!"...Ainda bem que começaste assim, por momentos até duvidei ;) Agra sério, concordo com tudo o que disseste, especialmente com "não somos nós que tantas vezes alimentamos e usamos esta discriminação?". Houve, há e haverá sempre discriminação em qualquer altura e em qualquer sociedade! Não digo que nos devemos conformar com isto, devemos é ter consciência que ela existe porque existem diferenças e que será impossível irradicá-la por completo! Não creio que exista uma fórmula mágica para combater a discriminação nem que o respeito se conquiste através de atitudes fundamentealistas, acredito é que evoluimos para uma sociedade em que cada vez mais existem pessoas a querer lutar contra ela e, ao mesmo tempo, para uma sociedade onde, diariamente, aparecem novas formas de discriminação.

11:38 AM  
Blogger SIPO said...

B, sabes por onde deveria começar a luta pela discriminação? Na publicidade. Há uns tempos atrás comentei isto: tens um produto a anunciar acesso à internet (salvo erro!) em que o marido explica como se instala o produto; e a senhora responde «Explica-me como se eu fosse muito burra».
Se reparares bem os spots publicitários, salvo algumas excepções, alimentam esta diferença entre os sexos que querem à viva força impôr. Existem obviamente diferenças entre homens e mulheres, mas nem um, nem outro é superior. Esta questão é similar ao racismo. Se és preto ou branco que interessa, és diferente!
Concordo contigo, viver numa sociedade em que «todos os dias se forma um novo tipo de discriminação» é um desafio constante. Não devemos acomodar, nem reagir só nos Dias Internacionais.
Obrigada pelo post ;)

12:10 PM  

Post a Comment

<< Home