3.14.2006

É hoje! Primeiro Eclipse Lunar Penumbral do Séc. XIX

Esta noite ocorrerá o primeiro eclipse lunar penumbral do século XXI.
O nosso satélite natural vai 'mergulhar' na zona de penumbra da Terra, o que provocará uma ligeira mudança de cor. Para quem gosta destas coisas é um evento a reter, mas só poderá ser observado com a ajuda de instrumentos de medição e telescópios. Raios parta!

NASA: Eclipse Lunar Penumbral

Até ao fim deste ano ocorrem mais eclipses a reter:

14 Março: Eclipse lunar penumbral (Lua passa apenas pela penumbra)
29 Março: Eclipse solar total
7 Setembro: Eclipse lunar parcial (parte da Lua passa pela sombra da Terra)
22 Setembro: Eclipse solar anular (tamanho aparente da Lua é menor que o do Sol)

7 Comments:

Blogger dani_dc said...

Eu por acaso ontem de manhã ouvi no radio a falar desse eclipse, mas depois esqueci-me de olhar para a lua à noite. Segundo a locotora, quem olhasse para a lua notaria que o seu brilho estaria menos forte.

Acho graça a essas coisitas dos eclipses mas raramente consigo ver alguma coisa :-P

Embora no verão passado consegui ver o eclipse do sol :-D

11:05 AM  
Blogger SIPO said...

:) No dia 22 de Setembro temos mais um parecido com o eclipse do ano passado - eclipse solar anular

7:08 PM  
Blogger B. said...

Os eclipses são mágicos mas aquilo que já me deixou sem palavras na boca e com os olhos fixos no céu foi uma estrela cadente (ou terá sido um cometa?). Ora estava eu, acompanhada da minha prima, na varanda de minha casa, sentadinhas e a conversar sobre tudo e nada quando, numa pausa em que ambas olhamos para o céu por coincidência, vemos o tal cometa a rasgar a noite! Foi tão absurdamente espectacular que só conseguimos olhar uma para a outra e dizer: "VISTE?!?!"...ai as maravilhas da natureza...

7:31 PM  
Blogger brunobd said...

O eclipse solar anular tornou-se um dos meus fenómenos astronómicos favoritos.

12:30 AM  
Blogger SIPO said...

B, fenómeno parecido tive há uns largos anos numa noite de Verão em Agosto, salvo erro, com uma chuva de estrelas pré-anunciada. Na véspera do meu primeiro baptismo de voo, eu e o meu irmão ficamos literalmente toda a noite acordados para ver a dita "chuva". Toda a noite minto... iamos revezando nas sonecas.
Estrelas cadentes... já vi algumas e o presente que tenho por andar sempre no «mundo da Lua» :)

1:51 PM  
Blogger SIPO said...

Brunobd, o eclipse do ano passado foi fenomenal. Este ano temos jackpot ;)

1:56 PM  
Blogger amendonza said...

segredos é já a seguir

6:14 PM  

Post a Comment

<< Home