1.31.2006

Descoberto planeta semelhante à Terra



Uma equipa internacional composta por 73 cientistas de doze países reclama ter descoberto um planeta cuja atmosfera se assemelha à da Terra.

Segundo o estudo divulgado na Nature, o OGLE-2005-BLG-390Lb, como foi baptizado, tem cinco vezes e meia a massa do nosso planeta, encontra-se a 28 mil anos-luz da constelação de Sagitário e está três vezes mais distante da sua estrela do que a Terra está do Sol. Por esta razão, os cientistas crêem que as temperaturas naquele corpo são extremamente baixas, na ordem dos 220 graus negativos.

Num comunicado de imprensa, citado pelo "Público", Jean-Philippe Beaulieu, coordenador do projecto Probing Lensing Anomalies NETwork (PLANET), anunciou tratar-se de um planeta sólido composto por uma superfície rochosa coberta de gelo.

Na opinião de Michael Turner, da National Science Foundation, esta excitante descoberta representa um «significativo avanço» na procura de uma resposta para a eterna questão - «Estamos, ou não, sós»?

Citado pela Reuters, Turner explicou que o novo planeta foi encontrado com o recurso a uma «nova técnica de detecção de planetas habitáveis». As micro-lentes gravitacionais utilizam os recursos de uma vasta rede de telescópios (como a que integra o projecto OGLE - Optical Gravitational Lensing Experiment), que observam as alterações do brilho provocadas pela gravidade do planeta que está à frente deste astro. É desta forma que os peritos fazem os seus cálculos.

A utilização desta nova técnica poderá vir proporcionar mais algumas surpresas, nomeadamente a descoberta de mais planetas extra-solares com características semelhantes ao nosso planeta azul.

in Ciberia

1 Comments:

Blogger brunobd said...

Agora é uma questão de tempo até serem descobertos outros planetas desta dimensão.

Os investigadores nesta área devem estar radiantes. Estão apenas a começar!

2:45 AM  

Post a Comment

<< Home