2.14.2006

Duplo Oh Yeah! Arctic Monkeys em Lisboa


Está confirmado
Os Artic Monkeys actuam no dia 18 de Maio no Paradise Garage


O burburinho em torno do quarteto de Sheffield não é casual. Seguindo as pegadas de uns Libertines, Razorlight, Franz Ferdinand, os Artic Monkeys são a the next big thing do panorama musical europeu. Tudo por causa da internet e da era iPod (entenda-se, revolução gerada pelos leitores de música portátil).

Tudo começou depois de a banda ter disponibilizado aos fãs, cds com os seus temas e gravações ao vivo. As músicas acabaram na internet e disponíveis para download.

Nos espectáculos, as salas não chegavam para receber tanta gente. O grupo acabou por colocar à venda no eBay o tema "Five Minutes With Arctic Monkeys". A euforia foi tal que, poucos meses depois, o quarteto acabou por assinar, em Junho de 2005, um contrato com a editora Domino.

O sucesso momentâneo estava a ser alimentado pela internet, propagando-se pelos vários dispositivos de música portátil.

A ascensão meteórica dos Artic Monkeys sugere que algo está a mudar na internet, não só na forma como os internautas ouvem música (através dos leitores de mp3), mas também na forma como as bandas conseguem sair do anonimato sem a ajuda de grandes campanhas publicitárias encomendadas pelas editoras.

Citado pela Reuters, Laurence Bell, responsável máximo da Domino Records, é peremptório em afirmar que, nos próximos tempos, a tendência é para que «as bandas venham a ter uma posição mais reforçada [no mercado], à medida que começarem a estar menos desesperadas à procura de uma editora para criar, por magia, uma base de fãs». Tal como aconteceu com os Artic Monkeys, os próximos grupos musicais que surgirem no mercado virão acompanhados «com uma audiência» já formada online e fora desta.

Neste momento o álbum de estreia "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" detém o recorde de discos britânicos que mais vendeu em menos tempo. Considerados os próximos Oasis, os Artic Monkeys também são considerados o primeiro grande fenómeno musical da era iPod até surgir um novo colectivo. Há quem já vaticine o sucesso dos, ainda desconhecidos, Flood Of Red e dos The Machines.

In Ciberia

2 Comments:

Blogger amendonza said...

E os bilhetes?????

9:59 PM  
Blogger SIPO said...

Se 'apadrinhares' o evento estamos lá... ainda para mais custam 20 Euros. Nos tempos que correm até é em conta ;)

12:09 PM  

Post a Comment

<< Home