4.26.2006

Recordar Chernobyl


Quiseram vender-nos a 'banha da cobra'. Agora, vinte anos depois do grave desastre de Chernobyl querem novamente convencer-nos de que a única solução viável para solucionar a nossa dependência do petróleo é a energia nuclear!

Agência Internacional de Energia Atómica

Galeria de Imagens: Chernobyl (National Geographic)

6 Comments:

Blogger brunobd said...

A mim não me convencem com a fissão nuclear.

A solução está na fusão nuclear. A libertação de energia é muito superior à obtida através da fissão e não nos temos de preocupar com o lixo radioactivo. Infelizmente a viabilidade da fusão nuclear, como fonte de energia mundial, não é para já. Antes de 2050 é impossível.

12:48 AM  
Blogger SIPO said...

Brunobd, muito sinceramente não sou versada na matéria, mas acho que a questão passa mesmo pelo material radioactivo que se produz nas centrais nucleares e que constituem uma ameaça ao longo de milhares de anos. O que está a ser feito a esse material radioactivo, onde está a ser aramazenado, como?
Haverá alguma solução para transformar a energia nuclear em algo realmente seguro?

Dizes que antes de 2050 é impossível termos energia nuclear como fonte de energia mundial. Prefiro agarrar-me às potencialidades das energias renováveis já...

11:07 AM  
Blogger 125_azul said...

Nem há o que comentar, só o que lamentar, parece-me... Este mundo conegue, às vezes, ser triste demais!

12:00 PM  
Blogger SIPO said...

125 Azul... e teimamos seguir os mesmos erros... será uma característica inata no Homem?

5:48 PM  
Blogger brunobd said...

A questão de armazenamento do lixo radioactivo das centrais nucleares baseadas na fissão é o grande calcanhar de Aquiles. Mesmo sem acidentes como Chernobyl já há problemas de sobra. Mesmo que tudo corra bem, já têm dores de cabeça suficientes...

Quanto à fusão nuclear experimenta o site do ITER (http://www.iter.org/index.htm). Procura lá as questões de segurança.

"The reaction products are either absorbed in surrounding structural or tritium-breeding materials (neutrons), or are non-radioactive (helium)."

As garantias são muito maiores do que na fissão nuclear. Claro que mesmo assim haverá lixo radioactivo. Mas ao contrário das centrais nucleares, o lixo do ITER decai para níveis desprezíveis:

http://www.iter.org/safety-waste.htm

1:32 AM  
Blogger SIPO said...

Brunobd, obrigado pelos links. Vou aprender! ;)

6:24 PM  

Post a Comment

<< Home